Visitar a Cascata do Arado – Gerês

Uma das quedas de águas mais fotogénicas do Parque Nacional da Peneda Gerês é a Cascata do Arado. A cascata está inserida no Rio Arado, a cerca de 3 km da aldeia de Ermida, freguesia de Vilar da Veiga, Terras de Bouro.

Cascata do Arado Gerês
Cascata com um grande volume de água

O acesso à cascata pode ser feito de carro em caminho de terra batida e pode estacionar ou junto da berma ou no parque de estacionamento improvisado a cerca de 300 metros de distância.

Evite visitar a cascata durante o verão, pois o calor e a ausência de chuva diminui em muito o volume da queda de água. Para além disso, esta época é muito atractiva para os turistas que fazem filas enormes para visitar este local.

Cascata do Arado Foto
Cascata do Arado

Para os amantes de percursos pedestres, pode visitar este ponto através do Trilho do Vale da Teixeira. Não muito longe pode subir ao Miradouro das Rocas que lhe oferece uma vista privilegiada sobre o Rio Arado. Esta linha de água produz várias cascatas ao longo do seu percurso incluindo as famosas Cascatas de Fecha de Barjas, mais conhecidas por Cascatas do Taiti.

Cascata do Arado
Um dos locais mágicos a visitar no Parque Nacional

O Parque Nacional da Peneda Gerês é o destino de eleição para as actividades radicais de natureza. Não se admire se encontrar nesta zona, grupos de aventureiros na prática de canyoning.

Cascata do Arado
Rio Arado a jusante da cascata

Locais a visitar nos arredores

O que Fazer

  • Percurso Pedestre do Vale da Teixeira
  • Canyoning

Alojamento no Gerês

Pesquise alguns espaços únicos para alugar no Gerês, desde bungalows, casas rurais, quintas, hoteis, e villas para desfrutar de uma estadia memorável no Parque Nacional Peneda Gerês.

Mapa da Cascata do Arado