Trilho do Glaciar e Alto do Vez

É na aldeia de Porto Cova, a cerca de 5km da aldeia de Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, que inicia o Trilho do Glaciar e do Alto do Vez, na vertente norte da Serra da Peneda. Nada melhor que começar a caminhada numa aldeia tão bela e genuína, recheada de espigueiros, calçadas, eiras e onde as casas dos seus habitantes assumem uma curiosa implantação ao longo da encosta.

Este percurso, apesar de estar classificado como pequena rota (PR), tem um grau de exigência bastante elevado causado pelo desnível acumulado. Portanto, é importante que esteja em boa forma física, pois o tempo mínimo que demora a caminhada a anda à volta das 5 horas.

Trilho do Glaciar e Alto do Vez
Trilho do Glaciar e Alto do Vez

O percurso, com uma extensão aproximada de 12,5 km, desenvolve-se em laço e atinge o ponto mais elevado na cota dos 1100 metros. Percorrendo o carreteiro, observam-se os morros graníticos da região até entrar na paisagem fabulosa do Vale Glaciar da Serra da Peneda, em forma típica de U, que moldou o território envolvente através da deslocação lenta das enormes massas de gelo.

Trilho do Glaciar e Alto do Vez
Trilho do Glaciar e Alto do Vez

Passando a parte geomorfológica, a caminhada começa a assumir contornos mais da geografia humana, através da contemplação das brandas dos pastores. São várias as que se encontram durante o percurso como a Branda do Furado, a Branda Outeiro Gordo, a Branda Costa do Salgueiro, a Branda da Lapinheira e Branda de Crastibô. Umas têm natureza de cultivo, outras já se encontram abandonadas. O trilho, agora numa fase descendente, termina novamente em Porto Cova.

Trilho do Glaciar e Alto do Vez
Trilho do Glaciar e Alto do Vez
Trilho do Glaciar e Alto do Vez
Trilho do Glaciar e Alto do Vez

Quando visitar Sistelo poderá fazer vários percursos, entre os quais o famoso Trilho dos Passadiços, um percurso junto do Rio Vez com um nível baixo de dificuldade e aproximadamente 2 km de extensão.

Dicas importantes para o Trilho do Glaciar e Alto do Vez

  • Roupa e calçado apropriado
  • Protetor solar
  • Não saia do percurso sinalizado
  • Respeite a natureza
  • Não abandone o lixo, leve-o até ao respectivo local de recolha.

Mapa do Trilho do Glaciar e Alto do Vez

Powered by Wikiloc

Veja mais informação sobre o trilho no site do município de Arcos de Valdevez

Outros Trilhos em Sistelo:

Se estiver mais que um dia por esta aldeia ou na região envolvente, poderá explorar outros percursos de grande beleza natural e cultural:

  • PR1 Rota de Sistelo (Romeiros da Peneda)
  • PR14 Trilho das Brandas
  • PR19 – Trilho das Pontes
  • PR24 – Trilho dos Socalcos
  • PR27 Trilho do Miradouro da Estrica
  • GR Travessia das Serras da Peneda e Soajo

Alojamento no Gerês

Pesquise alguns espaços únicos para alugar no Gerês, desde bungalows, casas rurais, quintas, hoteis, e villas para desfrutar de uma estadia memorável no Parque Nacional Peneda Gerês.