Lindoso é uma aldeia implantada sobre o rio Lima, no extremo nordeste do concelho da Ponte da Barca, no Parque Nacional da Peneda Gerês. A sua posição geográfica, na fronteira com Espanha, foi fundamental para a consolidação e defesa do reino durante os séculos de conflitos que existiram entre as duas nações. Para além da sua natureza histórica militar, Lindoso assume igualmente uma vertente etnográfica e cultural muito importante, devido ao famoso conjunto comunitário de espigueiros.

São dois o ex-libris a destacar em Lindoso: conjunto de espigueiros referido anteriormente e o castelo. O Castelo de Lindoso, construído no reinado de D. Afonso III, é considerado um dos mais importantes monumentos militares em Portugal, não só pela sua localização estratégica mas também pelas técnicas e estilos empregues na sua construção. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910. No seu interior existe o núcleo museológico que alberga uma colecção de armas que vão desde o século XIV ao século XIX e a colecção de espólio arqueológico proveniente de escavações realizadas na área envolvente do castelo.

Nas proximidades do castelo encontram-se os espigueiros, que se concentram em volta de uma única eira, reforçando o espírito comunitário típico das aldeias de montanha que passou de geração em geração. São 64 exemplares cuja construção está balizada entre o final do séc. XVIII (1787) e o séc. 20 (1967).
Os espigueiros podem ser divididos em 4 tipos: 1 – espigueiros todos de pedra; 2 – mistos; 3 – corpo e cobertura de pedra e ripado de madeira; 4 – espigueiro com telhado de cápea e guarda-vento. O conjunto está classificado como Imóvel de Interesse Público.

No centro do povoado podemos visitar ainda a Igreja Matriz, um templo de inspiração maneirista, barroca e novecentista dotado de torre sineira central e o cruzeiro quinhentista do Largo do Destro.
Fora da aldeia existem outros pólos de atração como a Barragem do Alto Lindoso, inaugurada em 1992, e na povoação de Parada, situada a apenas 3 km de Lindoso, o conjunto de Espigueiros na Eira do Tapado, datados do séc. XVIII e XIX, as gravuras rupestres pré-históricas da Bouça do Colado, a ponte medieval de Santiago, o Pelourinho, classificado como Imóvel de Interesse Publico, o Fontanário, a Capela da Senhora do Amparo e a Capela de Santo André. Se estiver um dia de calor, aproveite para dar um mergulho no Poço da Gola, uma lagoa natural de aguas frescas e límpidas inserida numa paisagem única e deslumbrante.
Não faltam, portanto, bons argumentos para se deslocar até este belo recanto do alto Minho e desfrutar de todo o seu património arquitectónico e natural.
Mapa de Lindoso
Se estiver mais que um dia por esta aldeia ou na região envolvente, poderá explorar outros percursos de grande beleza natural e cultural:
- PR1 Trilho Moinhos de Parada
- PR2 Trilho das Terras da Nóbrega
- PR3 Trilho Românico de Bravães a São Martinho de Castro
- PR4 Trilho Interpretativo de São Miguel de Entre Ambos os Rios
- PR5 Trilho do Megalitismo de Britelo
- PR6 Trilho do Germil
- GR34 – Trilho Interpretativo da Serra Amarela
- Trilho Penedo do Encanto
Descubra mais sobre trilhos pedestres no site do município da Ponte da Barca
Locais a visitar em Lindoso e arredores
- Castelo de Lindoso
- Núcleo Museológico do Castelo
- Conjunto de Espigueiros
- Igreja Matriz de São Mamede
- Cruzeiro do Largo do Destro
- Capela de Santa Madalena
- Cruzeiro de Santa Madalena
- Espigueiros de Parada na Portela da Leija
- Espigueiros de Parada na Eira do Tapado
- Espigueiros de Cidadelhe
- Gravuras Rupestres da Bouça do Colado
- Gravuras Rupestres de Porto Chão
- Pelourinho de Parada
- Barragem do Alto Lindoso
- Miradouro do Lindoso
- Pardieiros de Porto Chão
- Poço da Gola
- Ponte medieval de Parada

Alojamento no Gerês
Pesquise alguns espaços únicos para alugar no Gerês, desde bungalows, casas rurais, quintas, hoteis, e villas para desfrutar de uma estadia memorável no Parque Nacional Peneda Gerês.